FESTAS DE AGOSTO

FESTAS DE AGOSTO - Montes Claros-MG

Por: Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira

Começa a ventania, a natureza se enfeita com cores vivas, a música está no ar, o ritmo dançante e vivaz alegra o nosso coração, a nossa alma e o nosso espírito.

É agosto nos Montes Claros das Gerais e com ele as suas festas. A nossa emoção se enfeita com laços e fitas para homenagear Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo, juntamente com os catopês, marujos e caboclinhos.

São três dias de festas que ocorrem por quase duzentos anos e que acontecem na segunda quinzena de agosto, como uma festividade religiosa – profana e que no nosso entendimento, é historicamente do mais alto valor para a nossa cultura. Encontramos manifestações da religião católica como o levantamento de mastros, missas e bênçãos. A participação para muitos que se apresentam nos desfiles é o cumprimento de promessas ao santo que os socorreu com alguma graça. O caráter profano está ligado às danças folclóricas de origem africana, portuguesa e ameríndia, com os catopês, marujos e caboclinhos.

Os catopês, marujos e caboclinhos abrem os desfiles para a corte que, sempre primorosamente se apresentam com toda a pompa: rei, rainha, príncipes, princesas e pajens. Os desfiles que acontecem durante os três dias pelas ruas centrais da cidade, finalizam na Praça Portugal onde, na Igreja do Rosário é celebrada uma missa e logo após, os festeiros oferecem um almoço para todos os participantes.

Pensando o folclore como um ramo dinâmico da antropologia cultural e como identidade do povo, algumas inovações naturalmente acontecem. A tradicionalidade, tão defendida por alguns, segundo o nosso entendimento, não é violada com as alterações que não fazem perder em nada, o sentido e o valor real do acontecimento. O tradicional que entendemos não cheira a mofo e, o folclore como identidade do povo, precisa dinamicamente acompanhar e representar este mesmo povo. Com este pensar, a apresentação de bandas de músicas, a presença de escoteiros, fogos de artifícios e barraquinhas vieram para acrescentar na alegria, chegaram para enfeitar e colorir ainda mais estas festividades dos Montes Claros das Gerais .

Fonte: http://raquelcrusoe.blogspot.com.br/2011/08/festas-de-agosto-em-montes-claros.html

FOTOS DA FESTA DE AGOSTO 2011 – Wadson de Almeida Miranda




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas