quinta-feira, 27 de março de 2014

Cientistas levantam data aproximada para o fim da água no Planeta Terra





Cientistas franceses afirmaram recentemente que, em aproximadamente 1 milhão de anos, toda a água existente sobre a superfície terrestre haverá desaparecido. O fenômeno que causará  o  ressecamento não está relacionado com o atual e tão falado aquecimento global, mas sim com os efeitos progressivos do aumento da radiação solar.
O Sol, como qualquer outro astro de sua categoria, possui uma luminosidade que aumenta paulatinamente ao longo de seu ciclo de vida. Isso repercute na elevação da temperatura média dos planetas que orbitam ao seu redor.

Segundo especialistas do Centro Nacional de Pesquisa da França, à medida que a temperatura oceânica aumenta, a presença de vapor na atmosfera também sobe. É o que se conhece como efeito estufa. Quanto maior a temperatura do planeta, maior a influência do efeito, em um ciclo que se  intensifica. Assim que a temperatura da Terra chegar em um determinado ponto, os oceanos começarão a ferver. Então toda a água em forma líquida se transformará em vapor.

O grupo de estudo francês afirma que este momento crucial vai acontecer quando a radiação solar média aumentar dos atuais 341 watts para 375 watts por metro quadrado, o que deve ocorrer dentro de 1 milhão de anos.

FONTES:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas