quinta-feira, 26 de abril de 2012

UM FUTURO DE DESMATAMENTO PARA O BRASIL - NOVO CÓDIGO FLORESTAL APROVADO!



A legislação ambiental e o código florestal brasileira a que foi considerada uma das mais completas no mundo não foram capazes de deter o desmatamento de nossas matas e quase foram dizimadas. Imagina só agora, com o novo código aprovado em que: criminosos ambientais são anistiados e as áreas de APP tiveram suas áreas reduzidas. O poder de destruição e devastação ambiental só tem a aumentar...

Infelizmente é a realidade...







terça-feira, 24 de abril de 2012

NASA ATUALIZA MAPA DA ALTURA FLORESTAL GLOBAL


Pesquisadores da NASA lançaram uma versão do Google Earth de um mapa que mostra a altura das florestas do mundo.

O mapa foi publicado pela primeira vez em 2010 por Michael Lefsky, da Universidade Estadual do Colorado, e atualizado ano passado por Marc Simard, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Ele é baseado em dados do Sistema Altímetro Laser de Geociências (GLAS) do satélite ICESAT e do Espectroradiômetro de Resolução Moderada de Imagens (MODIS) dos satélites Terra e Aqua da NASA, e incorpora dados adicionais de elevação da Missão Topográfica por Radar Interferométrico (STRM) e informação climatológica da Missão de Medição de Chuvas Tropicais (TRMM) e da base de dados Worldclim.

O mapa atualizado tem uma resolução mais alta do que o original, permitindo que os usuários vejam variações na altura das árvores dentro de um ecossistema, como as diferenças entre a floresta de várzea inundada sazonalmente e a floresta tropical de terra firme na Amazônia.


 
De acordo com o mapa, as florestas são geralmente mais altas nos trópicos, com exceção das regiões no Noroeste do Pacífico e no leste da Austrália.

“Em geral, as alturas das florestas são maiores perto do equador e diminuem à medida que as florestas se aproximam dos pólos”, escreveu Adam Voiland, do Observatório Terrestre da NASA.

“Uma exceção: as florestas temperadas da Austrália oriental, que são de eucalipto, uma das plantas mais altas do mundo, atingem alturas similares. O mapa mostra que florestas temperadas de coníferas no Noroeste do Pacífico – cheias de abeto de Douglas, abeto ocidental, pau-brasil e sequoia – são lar de árvores excepcionalmente altas que também crescem muito distantes do equador. Em contraste, as florestas boreais no Canadá, norte da Europa e Rússia (compostas principalmente de abeto, pinheiro e lariço) tendem a ter alturas de menos de 20 metros.”
*Crédito da Imagem: Nasa. Altura do dossel na Amazônia Traduzido por Jéssica Lipinski, Instituto CarbonoBrasil

Leia o texto original (em inglês)

terça-feira, 17 de abril de 2012

MAPA INTERATIVO DOS CONFLITOS MUNDIAIS



Seria melhor não que não houvesse a necessidade de confeccionar um mapa assim, ainda mais com tantos pontos em vermelho. Mas já que as guerras e conflitos existiram, o site Conflict History decidiu organizá-los em um mapa interativo. Através deste é possível pesquisar sobre os grandes confrontos ocorridos nos últimos dois mil e novecentos anos

O site, baseado na tecnologia do Google Maps, se apresenta como uma verdadeira enciclopédia. Afinal, além de precisar a localização das principais batalhas , é possível ler diversas informações sobre as mesmas. Para essa última opção, basta clicar no ícone "i" presente no quadro do lado esquerdo do site. Na parte inferior há uma linha do tempo (timeline) que lhe permite escolher o período desejado, já no canto superior direito, há uma caixa de pesquisa (search conflicts) para a localização de um evento em específico. Vale ainda destacar que ao clicar em cada um dos pontos, é possível visualizar o mapa através de uma escala maior, isto é, com maior nível de detalhes.

O site Conflict History, em inglês, pode ser acessado por aqui

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PLANETA DOENTE


 
Seriamos um vírus?

 “Nós não passamos de seres insignificantes, somos um mero vírus habitando o planeta Terra…”

Será que este é o destino de toda humanidade, destruirmos o ser que nos proporciona a vida, sustenta nossas loucuras, nos alegra todas as manhãs com a beleza do amanhecer, e acalenta o coração dos apaixonados todas as noites com sua paisagem estrelada?

(…) as atitudes de um homem revelam seus valores…
(…) conhecemos as pessoas não pelo que dizem, e sim, por seus atos e atitudes…
(…) o que você plantar hoje, colherá amanhã…

Três mantras que guiam minha vida, e acredito que a de muitos.

Mas mesmo assim, questiono minhas atitudes, e o que não dirá as atitudes dos outros. É sempre fácil julgar. Em Dostoievski aprendi que somos maus por natureza. Nossos valores são conturbados e nebulosos. Somos capazes de tudo por nada. Nas religiões aprendi o contrário, que somos capazes de mudanças, basta um punhado de esperança e fé, e tudo se resolve. Contudo a frase inicial perturba meus pensamentos. Sabe aquelas coisas que ouvimos e não saem da mente por nada, pois é, assim estou.

Vamos ordenar essa bagunça então.

Somos seres que vivemos em sociedade, construímos juntos e destruímos juntos tudo o que possa se imaginar. Somos um conjunto de indivíduos!

Humm! Acho que achei um problema.

Conjunto de indivíduos, isso quer dizer que pensamos individualmente, e agimos coletivamente. Não seria melhor pensarmos coletivamente e agirmos individualmente?
Nossa!! O que estou dizendo! Não estou ordenando nada, só estou fazendo mais bagunça.

Pois é, assim somos nós, vivemos em ilhas, acreditamos que tudo aquilo que fazemos irá afetar a nós mesmos, não conseguimos perceber que toda ação tem uma reação, e ela afeta todos os corpos em questão. Aprendi isso na escola, Newton me contou…

Continuemos… então tudo o que fazemos nos afeta, e aos outros também. Aposto que você pensou, mas se eu fizer uma fogueira em minha ilha pessoal, espere, melhor ainda, se eu ligar minha lancha, que está ancorada em minha ilha pessoal, como poderia incomodar outro ser que também está em sua ilha, a kilometros de distância de mim. Ele nem mesmo sabe que liguei minha lancha, não tem como ouvir nem um ruído sequer. Impossível, posso até incomodar meu vizinho, mas esse outro ser seria impossível!

É aí que nos enganamos, meu vizinho distante, não ouve e nem sabe talvez que eu exista, mas os gases que minha lancha emite enquanto funciona, afetarão o clima, que por sua vez afetará a plantação de maças de meu distante vizinho, que por sua vez talvez deixe de plantar maças e tenha que mudar toda sua alimentação…

Coitado desse Newton, ele errou, o meu vizinho não está em contato comigo direto e é afetado por minha ação. Assim pensamos, só enxergamos alguns metros ao nosso redor, nosso raio de visão só consegue perceber a nossa própria ilha, e a de nossos vizinhos é claro, que é muito melhor que a nossa!

Mas se começamos a afastar nosso foco sobre essa ilha, veremos que existem milhares delas, uma ao lado da outra. Todas em conjunto, uma verdadeira sociedade de ilhas.
E Newton não estava errado, ele está certo, estamos juntos, e juntos agimos e reagimos.
Então por que agimos individualmente e não coletivamente. A lógica econômica vigente explica isso, mas isso é tema para outro texto…

Voltemos ao início, àquela bendita frase. Realmente nos tornamos um vírus então, não pensamos e nem mesmo enxergamos o que está ao nosso redor, vivemos sozinhos, consumimos tudo o que nos interessa, até que se esgotem as possibilidades e tenhamos que mudar de ilha, e avançar sobre a ilha vizinha, onde o mais forte prevalecerá, e o fraco cairá.
Não percebemos que no fim de tudo, não somos ilhas, e sim grãos de areia, e juntos somos a Terra.


terça-feira, 3 de abril de 2012

SOLO E ÁGUA NA BIOSFERA


 

"Terra é o substrato material da vida e a água é literalmente sua essência uma vez que água é vida. Uma fonte de água que borbulha do chão parece estar realmente viva. Qualquer pessoa pode facilmente perceber por que ela tem sempre inspirado associações divinas.

Entender e estudar o funcionamento do solo e da água na biosfera e como esses recursos naturais podem ser bem ou mal manejados é muito mais uma necessidade do que uma curiosidade científica. Através da história de civilização, a pressão do crescimento populacional conduz à exploração descuidada dos valiosos recursos solo e água e, em algumas vezes, à sua rápida destruição. Observadores descuidados da historia podem atribuir a derrota de um império a decadência moral, ao enfraquecimento cultural, ao envenenamento ou a perda de capacidade militar, quando, na verdade, a verdadeira e mais importante causa foi o abuso e a degradação de recursos vitais como o solo e a água.

Existe hoje uma razão clara e urgente para estarmos preocupados com a adequação dos recursos solo e água para satisfazer as demandar de nossa prospera civilização. Nossa preocupação não deve ser somente a disponibilidade desses recursos mas principalmente sua qualidade. Atividades urbanas e industriais, junto com a aplicação de técnicas modernas "eficientes" de agricultura, construção, mineração e de deposito de rejeitos exercem uma pressão crescente sobre a oferta de recursos limitados como solo sadio e água de boa qualidade. 

SAO NECESSARIOS MILHARES DE ANOS PARA FORMAR UM SOLO E O HOMEM TEM O PODER DE DESTRUI-LO EM POUCAS DECADAS OU EM ANOS. ASSIM, NA ESCALA DE TEMPO DE VIDA DE UM SER HUMANO, SOLO NAO PODE SER CONSIDERADO UM RECURSO RENOVAVEL, a exemplo de uma floresta, um rio, um lago ou um aqüífero. 

Esses recursos não pertencem somente aqueles que são considerados proprietários nesse momento, mas também e principalmente às futuras gerações. Solo e água pertencem à biosfera, à ordem da natureza. Como uma espécie entre muitas outras espécies e como uma geração entre outras gerações que virão, não temos o direito de destruí-los. 

Talvez o nosso mais precioso e vital recurso seja tão freqüentemente encontrado sob nossos pés que sequer notemos sua presença e sua importância chegando, algumas vezes, a chamá-lo de sujeira, pó ou poeira. De fato, o recurso solo é a base de toda vida terrestre e o meio purificador onde resíduos são decompostos e reciclados e onde vida é regenerada e por isto, nesse dia e em todos os dias que virão deve ser conservado."

Autor: Pedro Luiz de Freitas, Doutor em Ciências do Solo.
Foto: NASA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visualizadas